quinta-feira, 8 de março de 2012

Bacalhau com cebolada

Este prato dispensa apresentações...
É típico, banal, básico e rotineiro! Para mim é o sabor a saudade das minhas raízes, do meu país que é Portugal.

Estou a viver na Suiça à um ano e posso assegurar que está a ser uma experiência realmente agradável (que nem sempre é fácil mas ultrapassável), porém muitas coisas ficaram para "trás", familia, amigos, trabalho, comidinha da mamã, cheirinho a café de mistura acabadinho de fazer em casa da avó, os churrascos no terraço do papá, passeios à beira mar... :) felizmente não estamos no tempo de antigamente em que as visitas ao país só se faziam uma vez por ano e estes pequenos prazeres podem ser retomados com frequência!

E tudo isto para dizer o quê? Que ontem me deu uma vontade enorme de comer um bacalhauzinho cozido com cebolada, tinha saudades e soube-me Muito Bem!


Ingredientes: (para duas pessoas)
4 batatas
2 cenouras
2 ovos
feijão verde
2 postas de bacalhau

Cozer todos os legumes num tacho com um pouco de sal, cozer o bacalhau à parte.


para a cebolada (fiz a olho)
1 cebola
azeite
vinagre
1 folha de loureiro
polpa de tomate
sal e pimenta

Fazer um refogado com todos os ingredientes até que a cebola fique bem cozinhada.

...e os pequenos prazer da vida são isto mesmo!

Bom Apetite!

                      é verdade... Feliz dia para todas nós MULHERES!

23 comentários:

  1. Uma refeição bem ao gosto cá de casa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro bacalhau com cebolada amiga e este ficou um miminho!

    beijinhos e feliz dia da mulher para ti amiga!

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana,
    Não sei realmente o que se terá passado, mas sei que hoje já recebi esta actualização...o blogger tem coisas que não se explicam mesmo :)

    Imagino a saudade...não vivo noutro país, mas vivo longe, sei que custa mas sei que se consegue ultrapassar :)
    É na comida que vamos buscar lembranças bem saborosas...o teu bacalhau ficou com um aspecto delicioso! Gostei muito dessa cebolada :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sofia!
      Tudo é ultrapassado quando é feito com esforço e dedicação :)

      Beijinho

      Eliminar
  4. Ana,
    Esse bacalhau esta com um aspeto delicioso... Estamos na mesma situação como eu te entendo, também estou longe da minha família e amigos. Mas pelo menos ai vendem bacalhau. Aqui no estado onde moro não se encontra ingredientes Portugueses, tenho mandar vir pela net. Nada como a nossa comidinha para matar um pouco a saudade : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, aqui nos supermercados existe quase sempre pelo menos uma parteleira so com produtos portugueses, o bacalhau tambem existe ca mas alem de caro nao é tao bom, este trouxe-o na minha ultima ida a Portugal :). Tambem existem algumas mercearias portuguesas mas por vezes ainda me sinto frustrada com produtos tão nossos que nao consigo encontrar ca.

      bj

      Eliminar
  5. Hummm! Que delícia! E ficou lindo!
    bjs

    ResponderEliminar
  6. É MINHA AMIGA,
    BACALHAU É UM PRATO QUE NÃO DÁ PRA DISPENSAR, E UMA RECEITA SIMPLES MELHOR AINDA!

    TENHA UM FELIZ DIA DAS MULHERES, SEJA FELIZ SEMPRE!
    BJS..♥

    ResponderEliminar
  7. Este bacalhau ficou com um aspecto mesmo delicioso.

    Imagino como deve ser dificil viver longe da família e amigos. Dou valor a pessoas como tu que partem em busca de uma nova vida, para longe, e que passam por tantas dificuldades. O que faz de ti também uma SUPER MULHER!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras de carinho Sophia :)

      Beijinho e um Feliz dia da Mulher hoje e sempre!

      Eliminar
  8. Fiquei com agua na boca prima..:)
    Beijinho grande

    * saudade

    Vera

    ResponderEliminar
  9. Bem que hoje eu comia uma refeição assim.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  10. Adoro um belo bacalhau de cebolada! Acredito que seja muito difícil estares longe da família e amigos, eu quando estou algum tempo sem os meus parece que fico sem chão... Pelo menos vais encontrando conforto nestas pequeninas coisas com sabor a casa:)
    Muita força e um grande beijinho neste dia dedicado a todas nós:D

    ResponderEliminar
  11. Hummmmm que deliciosa tentação...

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. É o tipo de pratinho que eu gosto ...nota 10


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Dia 08 de Março, dia internacional da mulher.
    Dia de quem começou menosprezada, sem voz, sem vez,
    Dia de alguém que, talvez,
    Nem se sentisse digna de um dia ser homenageada.
    Não apenas como esposa e mãe, Como mulher!
    Como ser especial,
    de múltiplos dons e milagres.
    O milagre do multiplicar.
    Um Feliz Dia Das Mulheres.
    Beijos .
    Evanir.

    ResponderEliminar
  14. GOSTO TANTO DO BACALHAU ASSIM , QUE DELICIA DE PRATO.
    BJS

    ResponderEliminar
  15. Antes de mais parabéns pelo nosso dia.. e parabéns também pela coragem de teres saido de Portugal. Eu acho que não teria, ou melhor, não tenho. Esse bacalhau parece uma delicia, tipico bacalhau.. mas sempre muito apreciado.

    Tania *

    ResponderEliminar
  16. Muito bom aspect, deve ter ficado muito bom.
    :-)
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Querida Ana,
    Uau!!! Adoro bacalhau!!! E esse seu prato ficou realmente muito ESPECIAL e DELICIOSO!!! Fiquei com água na boca...
    Parabéns pelo dia de hoje e que a felicidade sempre esteja presente em todos os momentos de sua vida...
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  18. Obrigado a todos pelas mensagens aqui deixadas.
    Fico feliz com cada comentario vosso.
    Bj

    ResponderEliminar