quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Risoto de abóbora

Esta receita foi adaptada do livro Ingrediente Secreto do Chef Henrique Sá Pessoa, um livro com receitas excelentes. 
Nunca tinha feito nenhuma receita de Risoto antes mas depois de experimentar esta passou a fazer parte da rotina culinária cá de casa. É  um pouco trabalhoso mas vale a pena.




Ingredientes (3 pessoas):
300g de arroz arbóreo
300g de abóbora
1a cebola
manteiga q.b
queijo parmesão q.b
caldo de legumes
1/2 copo de vinho branco
cebolinho q.b
azeite q.b
sal e pimenta q.b


Preparação:
  1.   Começamos por preparar o caldo de legumes, eu costumo utilizar uma cebola com dois cravinhos, um dente de alho, uma cenoura grande, 1 alho francês, uma folha de loureiro e salsa, por vezes junto também um caldo de knorr de legumes. Juntam-se todos os ingredientes cortados numa panela com cerca de 2L de àgua (gosto de fazer a mais porque depois posso usar numa sopa por exemplo),deixa-se ferver em lume brando cerca de 20 minutos.
  2. De seguida corta-se a abóbora em cubinhos e leva-se a saltear num frigideira com um pouco de azeite e dois cubinhos de manteiga, tempera-se com sal e pimenta e tritura-se em puré, reserve.
  3. Num tacho refoga-se a cebola com o alho, junta-se o arroz e alguns cubinhos de abóbora e deixa-se fritar, junta-se o vinho e depois vamos juntando o caldo gradualmente até cobrir o arroz e mexendo sempre até absorver toda a àgua, junta-se mais caldo e assim sucessivamente até o arroz estar cozido,verificamos o tempero. De seguida juntamos o puré da abóbora, incorpora-se bem durante mais dois minutos, tira-se do lume e juntam-se dois cubinhos de manteiga, o cebolinho e o parmesão ralado, mexe-se bem e está pronto.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário